Informa Cidade

Lula Condena Tarifas de Trump como Chantagem e Traição

“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros”, afirmou o presidente Lula. “São verdadeiros traidores da pátria.” Para ele, tais representantes “não se importam com a economia do país e os danos causados à população.” Lula também reforçou que “tentar interferir na Justiça brasileira é um grave atentado à soberania”, no que diz respeito a pronunciamentos de Trump acerca de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga, entre outros possíveis responsáveis por tentativa de golpe de Estado em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro. “No Brasil, ninguém está acima da lei”, reforçou, referindo-se, também, à atuação das plataformas digitais estrangeiras no país.

Ele afirma que é preciso proteger famílias e organizações brasileiras de pessoas que utilizam das redes sociais para, entre outros, promover crimes, violência e atacar a democracia. O presidente afirmou que se reúne, no momento, com representantes da sociedade civil, de setores produtivos e de sindicatos a fim de defender o Brasil da ameaça externa. Além disso, garantiu que segue “apostando nas boas relações diplomáticas e comerciais, não apenas com os Estados Unidos, mas com todos os países do mundo”; e ressaltou parcerias comerciais com União Europeia, Ásia, África e América Latina.

Por fim, Lula defendeu o Pix, mais recente alvo de Donald Trump. Segundo ele, o método de pagamento é “patrimônio” do povo brasileiro, sobre o qual o governo não aceitará ataques. “Se necessário, usaremos todos os instrumentos legais para defender nossa economia”, finalizou. “Desde recursos da Organização Mundial do Comércio até a lei da reciprocidade aprovada pelo Congresso Nacional. Não há vencedores em guerras tarifárias. Somos um país de paz, sem inimigos. Acreditamos no multilateralismo e na cooperação entre as nações. Mas que ninguém se esqueça: o Brasil tem um único dono, o povo brasileiro.”

Sair da versão mobile