As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até sexta-feira (25). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É necessário preencher os dados solicitados, escolher o município para fazer a prova e confirmar a inscrição.
Durante esse período, também é possível solicitar uso de nome social por pessoas trans, além de atendimento especializado, por exemplo, por pessoas com deficiência (PCD), gestantes e lactantes. O pedido deve ser feito no ato da inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU – Cobrança) gerada em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou por Pix, por meio do QR code impresso no boleto.
Estudantes concluintes de cursos de licenciatura em 2025, habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições de ensino, podem participar da PND deste ano. Além deles, podem se candidatar todos os já formados em cursos de licenciatura interessados em concursos ou processos seletivos promovidos pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que aderiram à PND. A prova será aplicada pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal em 26 de outubro.