Instabilidades climáticas persistem no Sul e Sudeste nesta quarta-feira

A presença de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera mantém as instabilidades entre Santa Catarina e o Paraná nesta quarta-feira (27). Nas primeiras horas do dia, pancadas de chuva se espalham pelo leste catarinense e entre o leste e litoral paranaense, com intensidade variando de fraca a moderada. Ao longo do dia, o tempo permanece instável nessas regiões, embora o potencial para chuvas expressivas diminua, exceto em algumas áreas do litoral paranaense, onde pode ocorrer chuva localmente forte. No Rio Grande do Sul, chuvas isoladas são esperadas no extremo norte e na serra durante a madrugada, enquanto o interior paranaense, centro e oeste catarinense, e o restante do estado gaúcho mantêm tempo estável com variações de nebulosidade.

Em Curitiba e Florianópolis, o tempo segue instável, com maiores chances de chuva expressiva na capital catarinense, ao passo que Porto Alegre tem tempo firme e temperaturas mais baixas. No Sudeste, o cavado e a umidade atmosférica causam instabilidades no sul, leste e litoral de São Paulo, com pancadas de chuva pela manhã e à tarde, possivelmente com raios e trovoadas. Na capital paulista, o dia é instável com chuva a qualquer hora, enquanto o interior tem tempo firme, calor elevado e alerta para baixa umidade. Áreas do sul fluminense e costa verde podem ter pancadas com raios, e no Rio de Janeiro, não se descarta chuva ao final do dia; Minas Gerais e Espírito Santo seguem estáveis com calor e ar seco.

No Centro-Oeste, o tempo é firme em todos os estados, com calor intenso e ar seco predominando, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde temperaturas podem exceder 35°C e há alerta para baixa umidade. No Nordeste, ventos úmidos do oceano causam pancadas ocasionais na costa leste, com chuva fraca a moderada no litoral da Bahia e Sergipe, e fraca em Alagoas ao Rio Grande do Norte; o interior tem tempo firme e calor. No Norte, instabilidades concentram-se no Amazonas e Roraima com chuvas moderadas a fortes, estendendo-se ao norte do Amapá e Pará, incluindo Belém, enquanto o restante da região tem sol, calor intenso e alerta para baixa umidade em Rondônia, Acre e Tocantins.